Guia elementar para um debate político
Por Adeir Ferreira
Imagem Fonte: cuidar do ser |
A entrevista desta data foi feita ao deputado federal Jean Wyllys do Psol.
Sugiro aos alunos que realizarão o tutorial que assistam a esse vídeo para contribuir para o seu entendimento da situação política atual no Brasil.
Para o público em geral que queira trabalhar a presente situação política com grupos, instituições, movimentos e seguimentos segue a dica de questões para o debate.
1. Conforme o deputado Jean Wyllys, o moralismo(fundamentalismo, conservadorismo) de alguns políticos na Câmara Federal e o papel partidarista da mídia produz efeitos negativos para a democracia. Quais são esses efeitos?
2. O perfil do Congresso define o rumo da legislatura, conforme o deputado Jean Wyllys. Qual é o perfil do Congresso no atual mandato e a quem ele deixa de representar devido ao seu perfil?
3. A filosofia evita a generalização, assim também como o deputado Jean Wyllys deixa claro em sua fala acerca das religiões. Tanto para o bem quanto para o mal a generalização acaba destruindo a razão fundadora do discurso para colocar no lugar o partidarismo e o dogmatismo. Nesse sentido podemos dizer que há um fundamentalismo por motivo de ignorância dos fatos e um fundamentalismo por crença. É possível destruí-los? Como?
4. É possível dialogar com pessoas fundamentalistas?
5. Os deputados, deveriam representar os interesses do povo, mas para a garantia do pleito a maioria dos políticos acabam ficando presos não a causas e interesses do povo, mas a empresas, financiadores de campanhas, igrejas, sindicatos. Quais os efeitos dessa dependência para a democracia brasileira?
Fontes: http://tvbrasil.ebc.com.br/ - www.youtube.com
0 comments:
Postar um comentário