Tendo por base este filme, escreva uma redação com o tema: Exploração da pobreza.
Atividade para o 1º ano "A", "B" e "C";
30 linhas (exatamente);
30 linhas (exatamente);
Ficha técnica do filme
Título original: Quanto vale ou é por quilo?
Gênero: Drama
Duração: 104min
Lançamento (Brasil): 2005
Direção: Sérgio Bianchi
Roteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto
Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira
Fotografia: Marcelo Copanni
Edição: Paulo Sacramento
Duração: 104min
Lançamento (Brasil): 2005
Direção: Sérgio Bianchi
Roteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto
Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira
Fotografia: Marcelo Copanni
Edição: Paulo Sacramento
Sinopse
Quanto vale ou é por quilo?
É um filme baseado em um conto de Machado de Assis que
propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata do século XVIII e
a contemporânea.
Em diversos momentos, o filme retrata que a escravidão, os
capitães do mato eram atores de uma história escrita no passado. Mas, em
outros, que tais “personagens” ainda escrevem a história do nosso cotidiano...
No
período escravocrata, homens-escravos foram fonte de lucro e uma moeda corrente
paralela aos contos de réis. A exploração humana era fonte de status e riqueza.
O filme mostra, dentro dessa perspectiva, que o trabalho e o lucro de muitas
ONGs se baseia no mesmo princípio quando analisado o Brasil atual que tem praticado a exploração da miséria humana/exploração da
pobreza.
Orientação para desenvolver a redação
· Tipologia textual: dissertativo-argumentativo. O texto dissertativo-argumentativo é o modelo de produção textual mais
solicitado em concursos públicos, vestibulares, bem como no meio acadêmico.
Está presente no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
· Faça perguntas
relacionadas ao assunto. O enunciado indica que o candidato deve usar os
“conhecimentos construídos ao longo de sua formação”: o que foi
aprendido na escola e fora dela! Pergunte-se: “O que sei sobre isso?”;
“O que já li ou ouvi a respeito?”; "Que elementos apresentados
no filme podem estar relacionados ao assunto?"; “Qual é
minha opinião sobre o tema?”; "Que argumentos podem servir para
defesa de meu ponto de vista?".
· Pense na situação-problema relacionada ao tema. Identifique a
causa, as consequências e as possíveis soluções (proposta de intervenção).
· Elabore o texto de acordo com a proposta. Uma das dificuldades
dos estudantes é organizar o texto de modo a apresentar a argumentação com
eficácia no limite estipulado – 30 linhas
(exatamente). Assim, é preciso aplicar a capacidade de síntese, a fim de
que sua linha de raciocínio possa ser expressa adequadamente, não ficando aquém
nem extrapolando isso. Para tanto, deve-se selecionar argumentos, informações, opiniões,
fatos que sejam pertinentes e possam contribuir para que o texto seja coeso,
coerente e tenha seu conteúdo linearmente desenvolvido dentro do que fora
solicitado.
·
Estrutura: "Tradicionalmente,
costuma-se dividir o texto dissertativo em três grandes blocos, um modelo que
não deve ser compreendido como 'uma receita de bolo', mas, sim, como 'um mero
recurso didático que visa a nortear o redator sobre a estrutura básica do texto'".
(LEITÃO, 2011, p. 20).
Fonte: Conversa de Português: http://conversadeportugues.com.br/2015/02/como-organizar-o-texto-dissertativo-argumentativo/
Bom estudo!
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