Livro Base: SOCIOLOGIA GERAL. Bruno K. Comparato.
Capítulo 1. O contexto histórico.
Subtema: Revolução Francesa, de 14 de
julho de 1789.
MÚLTIPLAS ESCOLHAS
1. O autor retoma
um filósofo do período antigo para dizer que nós seres humanos somos seres
políticos e sociais. O filósofo citado por Comparato é;
a). Sócrates.
b).
Platão.
c). Aristóteles.
d).
Pitágoras.
e).
Tales de Mileto.
2. Conforme
Comparato, a política é inerente a espécie humana porque está diretamente
ligada à necessidade básica que essa espécie tem de:
a). regras para tornar o convívio possível.
b). liberdade,
para que os homens gozem a vida.
c). limites,
para que o acesso aos direitos sejam tolhidos.
d). regra,
para por fim aos conflitos.
e). limites,
para que seja possível a instalação de um sistema autocrático.
3. Como vimos no
capítulo 1, o autor nos aponta a sociologia enquanto estudo formal da sociedade
originado com o intuito de:
a)
normatizar o convívio humano.
b)
estabelecer parâmetros na relação dos indivíduos
com o Estado.
c)
criticar o sistema político vigente.
d)
conceituar assuntos humanos (conflitos,
desigualdades, poder...).
e)
explicar
cientificamente a sociedade e suas relações.
4. A sociologia se
desenvolveu como conhecimento no século XIX. Suas origens têm fundamentos:
a)
nos
grandes eventos da Europa, tais como Revolução Francesa e Revolução Industrial.
b)
estritamente na Revolução Francesa, pois a
sociedade pendia para a liberdade.
c) somente na Revolução Industrial, pois a guinada
industrial trouxe progresso, mas também necessidade de regulamentação
trabalhista em prol da classe operária.
d)
na necessidade de igualdade da classe mais baixa
do sistema estamentário da Europa, e não por causa de algum evento específico.
e)
nas revoluções de ordem burguesa, cujo único intuito
era o de extinguir o sistema estamentário e instalar a igualdade entre os
homens, sobretudo na Europa.
5. As propostas firmadas
pelos revolucionários da Revolução Francesa gerou uma grande mudança no sistema
político, na autoridade familiar, na ideia de propriedade, e também nos
direitos de nascimento devido:
a). a
insubordinação ao sistema político aristocrático da nobreza.
b). ao princípio de igualdade entre todos
os cidadãos.
c). às ideias de
laicização do sistema político.
d). aos ideais
de liberdade aspirados pelos revolucionários.
e). ao
sentimento de autocracia de cada indivíduo revolucionário.
CERTO OU ERRADO
6. Podemos inferir
do capítulo 1 que, por sermos racionais a nossa forma de convívio no coletivo
deve também ser de cunho racional, pois além das necessidades fisiológicas e
instintivas – comuns entre os animais –, possuímos capacidade de significação
das relações.
R. Certo.
7. A mola
propulsora da Revolução Francesa tinha como objetivo principal defender a liberdade
da vida privada e incutir a igualdade entre as pessoas, consequentemente,
acreditava-se que o convívio sem exclusões ou distinções promoveria a
fraternidade.
R. Certo.
8. A mola
propulsora da Revolução Industrial tinha como objetivo principal defender
liberdade da vida privada e incutir a igualdade entre as pessoas,
consequentemente, acreditava-se que o convívio sem exclusões ou distinções
promoveria a fraternidade.
R. Errado.
9. Os estamentos
europeus eram três: a nobreza, o clero e o povo (pessoas que não exerciam
funções da nobre e nem clerical).
R. Certo.
10. A Europa era
estratificada socialmente em forma de estamentos. A Revolução Industrial, no
ano de 1789, firmou o princípio da igualdade pondo fim ao antigo sistema social
segregacionista.
R. Errado.
Subtema: Revolução Industrial.
MÚLTIPLAS ESCOLHAS
11. Podemos inferir
de Comparato, que a Revolução Industrial foi um processo diferente da Revolução
Francesa, pois aquela não surgiu de ideais revolucionários propriamente ditos
ou de um manifesto, mas foi resultante de várias ações e reações, tais como:
I – expulsão dos
homens dos campos, devido a criação de ovelhas pelos fazendeiros.
II – desaparecimento de muitos camponeses.
III – surgimento
das máquinas e fábricas para suprir a carência operacional humana.
IV – crescimento
das cidades.
a)
Somente os itens I e IV estão corretos.
b)
Somente os itens II e IV estão corretos.
c)
Somente os itens III e IV estão corretos.
d)
Somente os itens II, III e IV estão corretos.
e)
Todos
os itens estão corretos.
12. Alguns
pensadores de distintas orientações intelectuais, tais como o industrial Engels
e o conservador Tocqueville concordavam em um aspecto sobre as mudanças na vida
das cidades, provocadas pelo crescimento populacional, em torno das fábricas:
a). criticavam a desordenada urbanização
gerada nas cidades (egoísmo e selvageria).
b). elogiavam o
progresso crescente nas cidades, devido o surgimento de fábricas.
c). viam com
imparcialidade os efeitos da nova organização social em torno das fábricas.
d). julgavam
necessário o crescimento das cidades em termos populacionais para que a produção
se tornasse constante.
e). julgavam
necessário o desaparecimento do camponês para a erradicação do egoísmo e da selvageria no espírito humano, pois a vida
da cidade é sinônimo de civilidade.
CERTO OU ERRADO
13. Na concepção de
alguns observadores dos fenômenos industriais na Europa, o desenvolvimento das
fábricas trouxe para os subúrbios das cidades diversos problemas, tais como:
moradias precárias, delinquência, pobreza, trabalho infantil, prostituição,
epidemias, alcoolismo, suicídio e criminalidade.
R. Certo.
Subtema: primeiras formulações da
Sociologia.
MÚLTIPLAS ESCOLHAS
14. Contemporâneo ao
desenvolvimento da Revolução Francesa, Auguste Comte (criador do Positivismo), via
a sociedade cujas estruturas estavam fundadas no militarismo e na religião, fadadas
a uma nova combinação estrutural:
a)
Científica e militar.
b)
Científica e política.
c)
Científica e econômica.
d)
Científica
e industrial.
e)
Científica e religiosa.
15. Auguste Comte,
elevado pelos sentimentos contextuais de sua época tinha uma visão panorâmica
da sociedade como:
a). um sistema harmonioso composto por
diversas partes.
b). um sistema
dicotômico composto por dois princípios díspares alternantes.
c). um sistema
complexo, cuja base é uma combinação de dos princípios distintos que alternam
para regular a estrutura da sociedade.
d. um sistema
fechado, individualista.
e). um sistema
de engrenagens, mas cada peça funciona separada e independentemente das outras.
16. Na perspectiva
de Comte cada indivíduo está sujeito à sua tendência natural ao conflito e à desordem.
Essa questão humana afeta a vida em sociedade. Não podendo separar a questão
humana da sociedade Comte aponta como solução:
a). a
classificação e exclusão (confinamento) de indivíduos que não cooperam com o
ideal coletivo.
b). o consenso como forma de gerenciar
conflitos e interesses.
c). a redução
de direitos de indivíduos que não cooperam com os ideais da coletividade.
d). o
impedimento de exercícios e funções públicas por indivíduos antissociais.
e). a
imposição do ideal coletivo por uma autoridade política.
CERTO OU ERRADO
17. Comte dizia que
na nova combinação estrutural da sociedade, o novo homem seria guiado por
princípios teológicos em troca do homem de guerra.
R. Errado.
18. Para Comte a
nova combinação estrutural da sociedade industrial estaria ordenada pelo
princípio racional, cujo intuito era explorar a natureza.
R. Certo.
19. Comte deu à
sociologia o caráter científico por incutir nesse conhecimento princípios das
ciências exatas.
R. Certo.
20. O Positivismo é
um conjunto de teorias criado por Auguste Comte com fundamentos puramente em
conhecimentos comportamentais das ciências humanas.
R. Errado.
21. Embora Comte
tenha dado um caráter cientificista à sociologia, a criação da terminologia
(sociologia) se deve ao seu contemporâneo e conterrâneo Tocqueville.
R. Errado.
22. As ideias de
Comte influenciaram a ordenação do Brasil no modelo republicano. Deve-se aos
ideais positivistas o lema da bandeira, “ordem e progresso”.
R. Certo.
Subtema: Tocqueville, Spencer e Pareto
MÚLTIPLAS ESCOLHAS
23. O pensamento de
Comte ganhou adeptos, fazendo assim com que novas teorias surgissem e
endossassem ainda mais a expoente sociologia de cunho científico. Na segunda
metade do século XIX aparecem então duas teorias muito relevantes na seara da
sociologia comteana:
a). darwinismo
social e tecnicismo.
b). darwinismo
social e darwinismo cultural.
c). darwinismo social e evolucionismo.
d). darwinismo
social e empirismo.
e). darwinismo
social e darwinismo econômico.
24. O italiano Vilfredo
Pareto apresentou uma teoria baseada em análise estrutural das ações humanas. De
acordo com Pareto, o homem possui dois tipos de ações: a lógica e a não lógica.
A primeira está relacionada à ____________ e a segunda está relacionada à
_____________.
a). Economia –
política.
b). Economia – sociologia.
c). Sociologia –
economia.
d). Sociologia –
política.
e). Política – economia.
CERTO OU ERRADO
25. Tocqueville defendia
a tese de que o relacionamento entre as pessoas tinha como fonte inspiradora o
tipo de sociedade em questão (democrática, aristocrática, despótica). E que a
forma de governo é que determinava o nível de igualdade ou liberdade.
R. Errado.
26. Conforme Comparato,
o evolucionismo foi desenvolvido por Herbert Spencer. Sua teoria era calcada em
postulados organicistas, cujos princípios biológicos eram análogos ao processo
de desenvolvimento da sociedade.
R. Certo.
Subtema: Marx, Durkheim e Weber.
CERTO OU ERRADO
27. O alemão Karl
Marx (1818-1883), um dos clássicos da sociologia, observando a precariedade das
condições de trabalho nas fábricas inglesas apresentou a teoria da luta de classes.
R. Certo.
28. Tanto o francês Émile
Durkheim (1858-1917) quanto o alemão Max Weber (1864-1920) defendiam a tese de
que a sociologia não deveria ter o caráter científico para se constituir
enquanto conhecimento científico, mas sim como conhecimento social, para que
dessa forma pudesse flexionar suas teorias em aspectos subjetivos.
R. Errado.
29. Embora Weber e
Durkheim estudassem e elaborassem teorias sociológicas de cunho científico, cada
um deles tinha um posicionamento acerca do objeto social. Weber volvia seus
interesses para os fatos sociais, ao passo que Durkheim procurava explicações
racionais das interações sociais.
R. Errado.
MÚLTIPLAS ESCOLHAS
30. Para Marx, as “transformações
sociais”, como por exemplo, aquelas necessárias para a promoção das classes de
base, só seriam possíveis se:
a). houvesse uma espécie de dinâmica de
luta de classes.
b). houvesse
apenas exploração do capital, e não da força de trabalho.
c). houvesse
exploração do homem pelo homem.
d). houvesse
exploração do homem e da sua força de trabalho.
e). houvesse uma
harmonia plena entre as classes.
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